segunda-feira, 16 de junho de 2014

POLICIAIS MILITARES RECLAMAM DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DURANTE A COPA DO MUNDO

JORNAL EXTRA 15/06/14 22:09


Policiais militares já equipados fazem fila para receber almoço
Foto: Foto do leitor/Via WhatsApp


Extra


Os policiais militares que estão trabalhando durante a Copa do Mundo estão reclamando das péssimas condições de trabalho. Segundo informações que chegaram pelo WhatsApp do EXTRA (21 99644-1263 e 21 99809-9952), as principais queixas são sobre alimentação, transporte e escala de trabalho.

Segundo policiais, a alimentação seria um cachorro-quente e um refrigerante. Eles teriam que esperar horas na fila para o almoço, na quadra da Faetec, em São Cristóvão:

— Chegamos no batalhão às 10h da manhã e viemos para o Maracanã às 13h30min para se equipar sem a alimentação, que está sendo servida junto com a ração fria. Até o momento (às 16h de domingo), mais de 500 policiais não almoçaram. Como um policial montado com o equipamento irá fazer para comer e como irá guardar a ração fria para a janta? — questiona um policial.

Teto do transporte usado por policiais militares Foto: Foto do leitor/Via WhatsApp



Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, “o comando do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) informa que a tropa faz as refeições no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) ou em batalhões localizados próximos de sua área de atuação. Lanches também são distribuídos conforme a escala de trabalho”. Neste domingo, os oficiais almoçaram strogonoff de frango, arroz, feijão e batata palha. À noite estão todos trabalhando nas ruas, mas já foram distribuídos sanduíches, suco e água.

Sobre a escala de trabalho, a reclamação é sobre as poucas folgas:

— Estamos sendo esculachados. Nossa escala está em desacordo com a lei. Nós vamos trabalhar dois dias e folgar só um. Moramos no interior e teremos que nos alojar em Sulacap, na Comunidade Fiel de Apoio ao Policial (CFAP). Voltaremos para casa na terça-feira de madrugada e percorreremos mais ou menos 330km — reclama outro policial.

De acordo com a PM, “os policiais cumprem as escalas padronizadas para toda a Corporação respeitando o horário de descanso estabelecido”.

Fotos e vídeos de transporte dos policiais mostram as condições precárias dos transportes, com solo danificado e sem amortecedor. O trem é também o meio de transporte. O Comando Geral da Polícia Militar informa “que a Corporação possui meios de transporte suficientes para deslocamento dos policiais. A utilização dos trens, no entanto, foi uma decisão estratégica e será prioridade durante a Copa do Mundo. Além de ser mais econômico, é uma forma de se chegar mais rápido aos locais de patrulhamento. Os comandantes também utilizam o mesmo serviço”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário