terça-feira, 1 de julho de 2014

O LEGADO PARA O BEIRA-RIO

ZERO HORA 01 de julho de 2014 | N° 17846

MARCELO GONZATTO

O QUE FICA DA COPA



Encerrada a histórica participação de Porto Alegre em um dos maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo pode deixar um legado importante aos clubes de futebol gaúchos – especialmente ao dono da casa, o Sport Club Internacional. Receber uma competição desse porte é uma oportunidade única para, além de ingressar na posteridade, aproveitar ideias, manter iniciativas bem-sucedidas e transformar uma experiência de duas semanas em legado permanente. A seguir, algumas medidas que poderiam ser mantidas ou adaptadas para o futuro do Beira-Rio:


Acesso e saída

Para chegar e sair do estádio, a Padre Cacique ficava bloqueada ao trânsito (abaixo). Claro que repetir essa operação permanentemente traria muitos transtornos. Mas, como o novo Beira-Rio ficou muito próximo à pista da Padre Cacique, seria interessante bloquear ao menos parcialmente a via para facilitar o escoamento.

O futebol como evento

A Fifa trata os confrontos como um evento. Os torcedores foram recebidos com música, em uma área de patrocinadores onde era possível pintar o rosto, tirar fotos, confraternizar. Não custaria, no futuro, instalar pontos para tirar fotografias ao lado de réplicas de taças e imagens de ídolos.

Torcida misturada

Em Copa do Mundo, não há separação de torcidas: todo mundo vibra junto. Claro que ninguém arriscaria fazer um Gre-Nal assim, mas por que não criar um espaço restrito, com vigilância reforçada, em que amigos, casais e famílias reunindo colorados, gremistas e torcedores de qualquer time possam assistir à partida juntos? Se a experiência desse certo, poderia ser ampliada.

Jogo no telão

O Beira-Rio já transmitia as partidas nos telões do estádio, mas a transmissão padrão Fifa inclui o tempo e o placar de jogo na tela, além de inúmeros replays dos gols. É como se o torcedor trouxesse a TV da sala para o estádio.

Visão do campo

A Fifa bloqueou lugares em que não havia perfeita visão do campo. Após a inauguração do estádio, torcedores já haviam sentido dificuldade de enxergar o gramado em alguns pontos. É fundamental garantir o conforto de todos – ajustando fatores como altura das placas de publicidade e presença de fotógrafos.

Benfeitorias

A Fifa instalou novos reservados, traves e redes, entre outras intervenções no Beira-Rio. Mantê-las seria uma grata recordação de um momento histórico. Além disso, as redes padrão Fifa são um espetáculo à parte: estufam na medida certa. A adesivagem azul, claro, será removida o quanto antes para que o estádio volte a ser todo rubro.

O Padrão Inter

Há quesitos em que o padrão Fifa não alcançou o padrão Inter. Foi só entregar o controle para a entidade que o som apresentou um problema inédito. Além disso, a Fifa não tratou o gramado com o cuidado necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário