quinta-feira, 15 de maio de 2014

NÃO PRECISA TRABALHAR DURANTE A COPA



ZERO HORA 15 de maio de 2014 | N° 17797

NÃO É FERIADO MAS...


Copa facultativa na Capital




Sem feriados, mas com ponto facultativo para servidores municipais em dias de jogos na Copa em Porto Alegre.

Já esperada, a decisão foi anunciada ontem pelo prefeito José Fortunati. A regra que, na prática, libera os funcionários da prefeitura do trabalho para acompanhar as partidas vale também em datas de jogos da Seleção.

Fortunati havia adiantado a tendência de não decretar feriado por entender que haveria prejuízo ao setor de serviços e ao comércio. A liberação de servidores municipais em dias úteis ocorrerá a partir das 11h30min. Nessas datas, serviços públicos essenciais, como o atendimento de saúde, irão atender em plantão.

No caso das escolas municipais, ficará a cargo de cada instituição decidir se haverá ou não aula em dias de jogos.

– Vamos encaminhar o decreto para as escolas amanhã (hoje), com a indicação de que não haverá feriado. Se as escolas não trabalharem, terão de nos indicar em que data vai ocorrer a recuperação daqueles dias em que não ocorrer aula – resume a secretária Cleci Jurach.

O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS) orientou, ainda em 2013, as escolas privadas a prever um calendário diferenciado.

– Não temos ingerência sobre as escolas, passamos indicações. Mas a maioria das instituições não deve ter aula em dias de jogos em Porto Alegre. Como os jogos do Brasil são à tarde, algumas vão liberar mais cedo, outras colocarão telão. As que têm aula à noite, não terão ou farão aula mais tarde – explicou o presidente do Sinepe, Bruno Eizerik.

Para se ter uma ideia do impacto da vinda de turistas e da realização do Mundial na capital gaúcha, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) prevê um incremento nas vendas entre 3% e 4%, ou R$ 300 milhões. De acordo com o presidente da CDL, Gustavo Schifino, os lojistas nem sequer discutiram a possibilidade de feriado durante os jogos.

A Secretaria Estadual de Educação informa que a orientação para as escolas estaduais de Porto Alegre em dias de jogos no Beira-Rio é que dispensem os alunos. Em caso de cancelamento de aula, o dia letivo tem de ser recuperado. Para dias de partidas do Brasil, a secretaria concedeu autonomia às instituições. Uma opção é oferecer atividades pedagógicas alternativas no turno dos jogos.

Já para os servidores estaduais em geral, ainda não há uma orientação. Conforme a assessoria do governador Tarso Genro, não há decisão (nem previsão para uma definição) sobre a adoção de ponto facultativo, feriado ou nenhuma das duas opções. Funcionários federais devem seguir as determinações do Ministério do Planejamento: serão dispensados somente em dias de jogos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário