ZERO HORA 27 de maio de 2014 | N° 17809
CARLOS ISMAEL
COPA DO MUNDO
ESTRATÉGIA DA BM já está nas ruas. O mapa de Porto Alegre foi assinalado com três cores, que identificam as necessidades de policiamento de cada área a partir da distância do estádio e concentração de público esperada
A Brigada Militar (BM) dividiu Porto Alegre em três cores e já colocou em ação o plano de segurança para a Copa. Cada classificação representa uma faixa territorial determinada pela distância em relação ao Estádio Beira-Rio e concentração de pessoas. A pouco mais de duas semanas do evento, já é visível o reforço no efetivo nas ruas da Capital.
São cerca de 2,7 mil policiais militares (PMs) envolvidos com o evento. Desses, 1,4 mil integram o Batalhão Copa. O restante forma o Batalhão Especial de Pronto Emprego (Bepe), que atuará na contenção de eventuais manifestações em dias de jogos. Quando não houver partidas, o Bepe fará a segurança do perímetro dos centros de treinamento de seleções e do centro oficial de treinamento.
Já o Batalhão Copa estará espalhado pela cidade, nos espaços demarcados pelas cores vermelha, amarela e verde. De acordo com o comandante do Batalhão Copa, coronel João Diniz Prates Godoi, a força foi divida em nove companhias, com até 200 PMs cada, que irão cobrir o patrulhamento desde o estádio e adjacências (área vermelha) até bairros mais afastados e o aeroporto, na zona norte (região verde).
A área amarela compreende o perímetro que vai do Centro Histórico até o Viaduto Dom Pedro I, no bairro Praia de Belas. Nessa área, estão incluídos o Anfiteatro Pôr do Sol, onde ocorrerá a Fan Fest, e o Acampamento Farroupilha extraordinário, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, que já começou a ser montado e deve se estender até o período tradicional, em setembro. Além disso, serão monitorados hotéis, pontos turísticos, parques e o Caminho do Gol, um trajeto que sai do Largo Glênio Peres pela Avenida Borges de Medeiros até o estádio.
– Nesse percurso, teremos oito ônibus, postos móveis de referência para os turistas, com PMs capacitados em línguas estrangeiras para dialogar em francês, inglês e espanhol – explica o coronel Godoi.
A operação conta ainda com 13 micro-ônibus, 42 viaturas, 130 conjuntos montados (policial e cavalo) e 106 motocicletas. Haverá também equipes de policiamento aéreo e com embarcações no Guaíba.
CORONEL ASSEGURA PATRULHA NO INTERIOR
O reforço no efetivo conta com brigadianos do Interior. Há um mês, a previsão da BM era de que dois terços, pouco mais de 2 mil PMs, viriam de outras cidades, e o restante, cerca de 900, seria da Capital e Região Metropolitana. O subcomandante-geral da BM, coronel Silanus Mello, garante que o número atual é menor, mas não revela o dado exato. Mantida a proporção anterior, teriam desembarcado em Porto Alegre cerca de 1,8 mil de vários pontos do Estado.
A estratégia gerou queixas da Federação das Associações dos Municípios (Famurs), que teme o esvaziamento da segurança nas cidades que cederam pessoal. O presidente da entidade e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres (PP), afirma que recebeu reclamações de colegas:
– A Copa é importante, mas não é justo que o Interior fique sem segurança.
O coronel Mello afirma que a escolha dos locais de onde seriam deslocados brigadianos teve como critério a manutenção do policiamento de rotina, com base nos índices de criminalidade:
– Isto é já página virada. Suspendemos férias e licenças para 3,7 mil policiais de todo o Estado durante o período da Copa. Eles estarão disponíveis para o patrulhamento regular. Assim, o remanejamento para o evento foi compensado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário