JORNAL DO COMÉRCIO, 14/02/2014
Ivone Ferraz e Carlos Lange
Todos os municípios do País têm seus encantos e locais especiais que as pessoas gostariam de conhecer. Então, por que no Brasil, com 5.564 municípios, apenas algumas dezenas de cidades são consideradas turísticas?
O turismo é a atividade que mais cresce no planeta — cerca de 20% ao ano. No Brasil, já corresponde a 5,7% do PIB. Então, por qual motivo a maioria dos prefeitos não tem vontade política de incentivar o turismo em seu município? A resposta é óbvia: turista não vota. A maioria dos prefeitos ignora que o turismo gera emprego, renda, qualidade de vida e, consequentemente, maior arrecadação de impostos. Outros ficam no meio termo, isto é, fazem o chamado turismo do faz de contas. Fazem de conta que incentivam o turismo, trazendo para o setor público a realização de eventos, mas usam o apelo turístico somente para drenar os escassos recursos públicos na contratação de palcos, lonas e shows superfaturados — uma vergonha. Nesses casos, é comum a prática dos “eventos secretos”, aqueles que ninguém sabe o que vai acontecer até estar o palco montado (na praça). Este método também é classificado como o famoso “evento turístico para que está passando”. No caso, os realizadores tiram fotos e comprovam na LIC/Lei Rouanet ou perante o Ministério do Turismo que utilizaram “bem” os recursos públicos com a devida anuência dos cidadãos que estavam passando...
Esses maus prefeitos esquecem que o recurso turístico só é bem utilizado se de alguma forma influenciar a decisão das pessoas a se deslocarem. Evento secreto e evento para quem está passando não agregam valor ao turismo, representam somente desperdício de dinheiro público. Estamos a menos de seis meses da Copa do Mundo de 2014, e milhares de administradores municipais, que não têm o turismo como meta eleitoral, nada fizeram. Sequer vão tentar atrair um pouco dos milhões de turistas estrangeiros que virão ao Brasil. Pois é, para as cidades que têm potencial turístico, é uma pena para seu povo que turista não vote.
Turismóloga e empresário
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