COPA DE 2014. Estado recebe veículos para monitoramento por imagem na Copa
Dois centros móveis de monitoramento e uma plataforma de observação com câmeras, adquiridas para policiamento na Copa de 2014, foram apresentados ontem à tarde no Palácio Piratini. Os centros contam com monitores e interligação aos sistemas da Secretaria da Segurança Pública, e a plataforma capta e transmite imagens em alta definição para a central de comando e controle do governo estadual.
Os equipamentos, que incluem um imageador aéreo – câmera acoplada aos helicópteros da polícia –, já estão sendo testados. Até segunda-feira, outras duas plataformas chegarão à Capital. O investimento, do governo federal, é de R$ 10,2 milhões.
As estruturas serão utilizadas pelas polícias Civil e Militar durante e depois do Mundial, em casos como monitoramento de assalto com reféns, perseguição a fugitivos e policiamento de multidões em grandes eventos. Outra possibilidade das novas tecnologias é patrulhar regiões com maior incidência de crimes.
Todas as 12 cidades-sede da Copa receberam os investimentos nessas estruturas físicas para a segurança no evento. No Estado, o objetivo é que essa estrutura continue sendo utilizada ao máximo – se possível, diariamente, garante o coronel Antônio Scussel, diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado.
– O foco não é só o evento. Os investimentos se justificam mais para o pós-Copa – afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário