
LETÍCIA COSTA
COPA DO MUNDO / 15M
Dia de protestos no país e no Exterior
EM PORTO ALEGRE, manifestação contrária à realização do Mundial será no final da tarde
Diversos grupos contrários à realização da Copa no Brasil, elegeram o dia de hoje para realizar protestos em diferentes lugares do país e até no Exterior. Em Porto Alegre, as manifestações ocorrem principalmente no final da tarde.
Batizada de 15M ou Dia Internacional de Lutas contra a Copa, a mobilização de hoje pode ajudar a prever o nível de tensão pré-Mundial. A um mês do evento, distintos grupos sociais aproveitam para colocar nas ruas suas reivindicações. O Rio de Janeiro apresenta um dos cenários mais conturbados no momento: motoristas e cobradores de ônibus paralisam as atividades e colocam nas ruas uma frota insuficiente para atender a demanda.
Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre estão entre as cidades que deverão abrigar protestos hoje. Na Capital, o ato é liderado pelo Bloco de Luta pelo Transporte Público e pelo Comitê Popular da Copa. Haverá ao menos três pontos de concentração, a partir das 17h. Em um desses pontos, na Esquina Democrática, Cpers e outros sindicatos devem liderar. Segundo Lucas Maróstica, militante do Bloco de Luta, a ideia é promover uma série de manifestações no decorrer do dia, culminando em um ato unificado no final da tarde:
– Continuaremos organizados durante a Copa. Vamos construir unidade nos movimentos sociais para realizar o debate.
ATIVISTAS PEDEM MAIS SAÚDE E EDUCAÇÃO
O PSTU e outros grupos também estão mobilizados para o 15M. O partido levará às ruas o lema “Chega de dinheiro para a Fifa, os bancos e as empreiteiras! Queremos mais saúde e educação!”. A suposta criminalização de ativistas sociais, as mortes de trabalhadores na construção de estádios e a remoção de famílias em áreas com obras também estarão na agenda dos grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário